terça-feira, 15 de junho de 2010

Wikis


Para definir o que fazem o wikis: " software colaborativo" que permite a edição coletiva dos documentos usando um singelo e sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes de sua publicação.


O conceito é realmente simples - textos publicados na web que podem ser modificados por qualquer usuário, via browser, sem a necessidade de autorização prévia, aliados a um sistema que registra todas as alterações e as exibe, de forma transparente, tornando a construção do conhecimento mais fluida. As aplicações são as mais diversas. Na web, é possivel encontrar desde guias de viagens e sites de notícias até verdadeiros manuais de tecnologias, todos construidos colaborativamente.


Os wikis são um dos elementos da chamada web 2.0, de forma bastante geral, baseia-se em um novo paradigma de produção de conteúdo, que parte dos usuários para os próprios usuários.


No mundo corporativo, a aplicação deste modelo presupõe não mais uma comunicação hierarquizada, que parte da cúpula para a base, mas uma construção difusa das idéias dentro da empresa.


Na educação, a possibilidade dos alunos se expressarem, tornarem suas idéias e pesquisas visíveis, confere uma dimenão mais significativa aos trabalhos e pesquisas acadêmicos.


Para criar uma wikispaces entre no site http://www.wikispaces.com/ , autorize os colegas selecionados para construir com você o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário