terça-feira, 15 de junho de 2010

Podcast


São Programas de áudio gravados em qualquer formato digital (MP3, OGG e MP4) ficam armazenados em um servidor na internet.


Atualmente é posivel ouvir músicas e rádios de outros paises pela internet. O uso de várias tecnologias possibilitou esse avanço no ambiente virtual e alem disso, pode-se compartilhar arquivos de áudio sobre diversos assuntos entre usuários.


Através desse compartilhamento, foram surgindo algumas ferramentas capazes de auxiliar qualquer pessoa na criação da sua própria rádio virtual e, dea forma, o internauta pode publicar o conteúdo criado na web.


Uma das ferramentas da era web 2.0 é o Podcast. Este serviço permite que usuários criem seus programas de áudio ( também conhecido como episódio) sobre qualquer assunto e coloquem no ar para outras pessoas conectadas na Internet poderem ouvir diretamente na web ou baixarem o arquivo em MP3 para escutar depois.


Para criar um programa de Podcast é necessário gravar os seus comentários utilizando um microfone ligado ao computador e transformar este arquivo em MP3. Posteriormente pode-se colocar uma música de fundo e efeitos sonoros, para isto existem alguns programas que permitem gravar qualquer som no computador.


Na educação, o podcat possibilitar aos alunos ampliarem sua visão de mundo, e posicionarem sobre diferentes assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário