quarta-feira, 16 de junho de 2010

WebQuest


É uma metodologia de pesquisa na internet voltada para o processo educacional. Ela visa estimular o pernsamento crítico, a pesquisa, a produção de materiais. É uma atividade investigativa em que, alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da internet. a WebQuest sempre parte de um tema e propõe uma tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor. Essas fontes (também chamadas recursos) podem ser vídeos, livros, e mesmo pessoas a entrevistas, mas normalmente são sites ou paginas da web.


Webquest não exige softwares específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de webquests na metodologia pedagógica e na formação docentes.


Na educação sabemos que " Aprendizagens significativas" são resultados de atos de cooperação, as WQs está na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros que sozinho.


Na educação favorece as habilidades do conhecer ( o aprender a aprender) e o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito. Garantindo o acesso de informações autênticas e atualizadas. Incentiva a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão a investigação utilizando a criatividade.


O site http://www.webquest.futuro.usp.br/ , orienta passo a passo, gratuitamente , a construção de uma webquest.


Outra fonte importante sobre o assunto é o site http://www.educarede.hpg.ig.com.br/ , que também faz prática dessa metologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário