quarta-feira, 16 de junho de 2010

Web 2.0


Fazer do computador e da internet objetos integrados para o aprendizado escolar é uma coisa possível, viável e necessária pois amplia imensamente as condições de aprender, de acesso, de intercambio, de atualização.


São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. A chegada da Internet, dos programs com os mais modernos recursos de manipulação da informação para auxiliar o aluno em pesqusas sobre determinado assunto, no desenvolvimento de projetos, na comunicação com outras pessoas, e possibilitam a publicação de materiais estão trazendo possibilidades inúmeras.


Quando focamos mais a aprendizagemdos alunos do que no ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental, recursos interativos de publicação com possibilidade de fácil atualização e participação de terceiros, são cada vez mais utilizados.


Do ponto de vista tecnológico, as aplicações 2.0 oferecem uma linha de pensamento: a concepção é não instalar programas, mas, sim de usuários online escreverem no navegador e ali mesmo puplicarem. Essa mudança tem haver com os seguintes movimentos de uma nova organização de informação e uma participação diferente do usuário.


A web 2.0 estimula a possibilidade de compartilhar. Com suas possibilidades colaborativas, acentua a participação dos usuários na web, aproveitando a inteligência coletiva para organizar mais eficientemente a rede, assim abrindo aos usuários a possibilidade de produção conjunta, compartilhamento de informações e edição.


Por outro lado contamos cada vez mais com interfaces que ajudam no processo produtivo de informação que se desenvolve enm torno da rede, sem a necessidade de um conhecimento tecnico, existem várias interfaces digitais que estão se desenvolvendo na peerspectiva de simplificar e modificar os conteúdos da rede, entre elas: Blogs, Wikis, Youtube, Podcast, Webquest.


Na educação utilizando a Web 2.0, o educador moderniza os modos de fazer educação ( sincronizado tempo/internet), pois o seu aspecto dinâmico, amplo, informativo exige a transformação da informação em conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário