quinta-feira, 22 de julho de 2010

Violência na Escola


Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro individuo ( ou grupo de individuos) incapaz (es) de se defender.

Em todos os ambientes onde pessoas se encontram sejam eles: trabalho, família, igreja, tribos, estabelecimentos comerciais, hostpitais e demais lugares, acontecem relações interpessoais. Acontece que nestas relações há sempre um forte - ou pelo menos demonstra ser assim - e nessa ânsia pelo poder, o suposto mais forte, busca sua ou suas vítimas, através das quais seu domínio será exercido.

Uma vez escolhida a vítima, o agressor irá maltratá-la, visando ridicularizá-la perante os demais colegas. algumas pessoas acham por bem assistir a tudo como se nada estivesse ocorrendo - são os chamados espectadores. Neste contexto acontece o Bullying, que tem como protagonistas a vítima, o agressor, o espectador e seu círculo vicioso. A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar,, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo - nem sempre as consegue justificar - prefere se manter afastado os demais colegas.

O agressor é temido pelos demais, manipula seus espectadores - que o auxiliam em suas práticas - ainda sempre em grupos, não suporta ser contrariado, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo, seu tom de voz é grosseiro, aparece com pertences, lanches de suas vítimas - alegando ter sido presenteado por elas. O espectador assite a tudo na maioria das vezes sem se manifestar, em alguns casos participa com cúmplice das agressões temendo contrariar o agressor, que por sua vez se voltará contra ele.

As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: físicas e verbais: ameaças, brigas, chantagens, apelidos, trotes, roubo, racismo, xenofobias - aversão a tudo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações piadinhas, asséidos, xingamentos, alienações, abusos, discriminações e várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa. Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porem se transforma numa pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos - nesse caso, ela poderá até optar pelo suicídio.

Talvez guarde essa mágoa durante anos e de repente, em um momento de explosão, invada sua escola atire nos colegas e me quem atravessar no seu caminho, passando da condição de vítima para agressor - todavia sempre que a vítma opta por matar, ela pratica suicidio em seguida. Pode ser também que a vítima não consiga reproduzir seus maus tratos ao seu agressor, mas o fará assim que encontrar uma pessoa mais fraca que ela, estabelecendo assim o tão temido círculo visioso do Bullying.

A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem seja seus protagonistas - ele gera situações de violencia que podem se estender por toda a sociedade. E você, o que acha que precisamos fazer para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas?

Primeiro momento:
Questionar aos alunos como analisam a violência na escola.
Citar exemplos de situação de violência na escola.

Segundo momento:
Assistir ao vídeo:


Terceiro momento:
Comentar o que viram e o que sentiram do vídeo.

Quarto momento:
Leitura do trecho do texto acima sobre Bullying.

Quinto momento:
Contextualizar o texto lido, para a realidade do cotidiano da sua escola.

Sexto momento:
Ouvir a música dos "Paralamas do sucesso": " O beco" . Pode ser baixada pelo site: http://krafta.info/search/paralamas-do...o-beco/1/mp3
Disciplinas: Todas
Público: Ensino Fundamental e Médio
Tema: Violência Urbana
Comentário: A música tem uma batida legal e sua letra chama atenção quanto a banalização da violência e a falta de proteção que temos quando estamos "atrás" das grades de nossas casa..info/

Sétimo momento:
Reflexão sobre o que é violência? E que ações podem ser empreendidas para evitá-las?




Podemos continuar as pesquisas sobre Bullying na nossa webquest, incluisve assistir a outros filmes:
Título:Bullying
todas as disciplinas
Educação e Tecnologia

Um comentário:

  1. Projetos acrescidos de sugestões e flexibilização para ajudar MELHORAR os problemas vivenciados pela comunidade escolar é sem bem vindo. PARABÉNS!

    ResponderExcluir