quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Mito da telinha - ou o paradoxo do fascinio da educação mediada pelo computador


Gostaria de refletir sobre o texto de Graziela Giusti Pachane, do Ministerio da Educação, do Módulo: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICS, tem como objetivo salientar que a introdução das novas mídias na educação, pode gerar resultados positivos e negativos.
Concordo com a autora pois o uso do computador pode ser positivo quando o professor alia com a sua prática pedagógica bem planejada. Experiencias que vá além de um carater meramente recreativo, ou de máquina de escrever eletrônica. Uma ruptura dos limites de tempo, e de espaço, da linearlidade da leitura de um texto, e das difiuculdades do acesso a informação.
E como pode ser negativo o uso das mídias da comunicação na educação quando, cria-se expectativas quanto aos resultados do computador como estratégia de inovação pedagógica. Como se a tecnologia por se só produzisse a melhoria da qualidade do ensino.
Destaco também que a autora colocou que podemos nos questionar se numa época marcada por tão grande exclusão social ( milhões de pessoas no mundo passam fome e não são atendidas por redes de água tratada e esgoto) se faz sentido pensarmos em exclusão digital.
A exclusão digital atinge mais de 75% da população brasileira e isto significa que a amioria dos brasileiros sofre com a falta de oportunidade de inclusão ou simplesmente são alienados em relação as novas tecnologias.
Isso é realmente preocupante, pois estas pessoas estão se distanciando da tecnologia e até ficando alienados do conhecimento e da informação. E o mercado de trabalho a exigencia está cada vez maior, em relação ao uso do computador e da internet.
Acredito que se nós (professores) interagirmos com as TICS vamos tornar a aprendizagem mais dinâmica e consequentemente, os resultados são melhores porque o aluno se concentra mais no que esta fazendo, tornando as aulas mais prazerosas.
Não equecendo que para interagir com as novas mídias, temos que ter o nosso objetivo bem definido, e mediar que significa definir as formas de apresentação de conteúdos didáticos, previamente selecionados e elaborados, de acordo com o nosso planejamento de modo a construir mensagens que potencializem ao máximo a construção de conhecimentos dos educandos.
Acredito que estamos conseguindo perceber a diferença entre: um processo de ensino no qual se disponibiliza material com todos os recursos tecnologicos , mas, com a mediação e a interação do professor. Um mediador competente e comprometido teórica, epistemológica e politicamente com a Educação, com a Formação de Homens, de Mulheres, de Cidadãos, de Cidadãs, de pessoas cultas, preparadas tecnicamente e cientificamente, mas acima de tudo, que seja Humanos solidários!

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