quinta-feira, 22 de julho de 2010

Materiais Digitais


Após navegar por alguns ambientes que disponibilizam os materiais digitais, acredito que os produtos digitais com som, imagem, simulação, vai contribuir e enriquecer a prática pedagógica na medida em que o professor planeje a sua prática pedagógica, iniciando assim a sua utilização na escola para que haja uma maior fixação dos conteúdos abordados.
Cabe ao professor conhecer os produtos digitais testando as possibilidades, explorando suas caracteristicas, possibilidades e funcionalidades em busca da construção de conhecimento, então o papel do educador é servir de mediador, uma mediação crítica e reflexiva, que consiste em levantar questionamentos que propiciem ao sujeito visualizar novas relações do objeto, questionando os modos de pensar, agir, e de produzir e socializar conhecimentos..
O papel do estudante é explorar as caracteristicas e funcionalidades, em busca da construção do seu conhecimento.
RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distancia - SEED do MEC, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocinio e o pensamento critico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. a meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. alémm de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede publica de ensino.
Site http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
andei conhecendo e explorando vários ambientes que disponibilizam materiais digitais, e gostaria de compartilhar o site do portal do professor, cujo o site é:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/escolas.html

Gostei do material: "É o bicho", pois além das habilidades de matemática, o estudante trabalha com a leitura, a interpretação de texto, ciências, fala dos animais em extinção.

Descrição:
animação que tem como finalidae trabalhar as estruturas aditivas, utilizando-se situações que estão relacionadas à temática de extinção de animais da região amazonica. As atividades encontradas na animação possibilita ao usuário organizar as estruturas aditivas, refletir e avaliar o pensamento matemático, também colabora para adquirir noções básicas de adição e subtração, estimular contagem um a um e contagem por agrupamento, e trabalhar com idéias de classificação, ordenação e seriação.
Gostaria de salientar que sem um planejamento adequado do professor mediador, de nada adianta toda essa tecnologia, pois por si só essas novas mídias não produzem a melhoria na qualidade do ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário