quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pedagogia de Projetos


Atualmente se discute a forma de educação da sua estruturação, na qual o aluno e o professor possuem um papel muito passivo no processo ensino-aprendizagem, na medida em que não têm a possibilidade de construção neste processo. Conteúdos e formas de apresentação das mesmas ja estão pré-estabelecidas. Deixando o processo ensino-aprendizagem sem sua magia, deixando de ser prazeroso e significativo, tanto para os alunos como para os professores.


A pedagogia de projetos vem nortear as atividades escolares, permitindo um trabaho interdisciplinar, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, inserida na realidade e viabilizando múltiplas relações sociais.


A função do projeto é favorecer a criação de estratégias para resolverem um problema proposto, testar algumas hipoteses referentes a um determinado tema, pesquisar sobre um assunto eleito pelo grupo, enfim levar o grupo a buscar o que lhe é significativo.


O projeto auxilia os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professor uma postura flexivel, de pesquisador onde os desafios e conflitos o estimulem e não o paralizem. As fontes de pesquisa são as mais diversas: livros, material impresso, vídeos, relatos de exposições culturais, músicas, experiemtnos, pesquisa na web....


A pedagogia de projetos favorece o envolvimento dos alunso alunos como co-autores de sua aprendizagens, possibilitando-lhes fazer escolhas, decidir e se comprometer com suas escolhas, assumir responsabilidades, planjar suas ações, ser sujeito de sua aprendizagem.


O trabalho com projetos permite que qualquer aluno, mesmo as com necessidades educativas especiais, viva com autonomia suas estratégias de aprendizagens e sua vivencia num grupo com estruturas envolventes, conflitivas, criativas, responsabilizantes. Permite que os alunos construam sua história de " vida escolar" com entusiasmo, alegria, conflitos, dificuldades e muitas aventuras, permeadas pelo currículo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário